Apagão deixa bairro de Pinheiros sem luz e para linha amarela do Metrô

Um apagão causado por uma falha em uma subestação da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP) deixou parte das zona Oeste e zona Sul de São Paulo e algumas cidades da região metropolitana sem energia na manhã desta sexta-feira. O problema também interrompeu por duas vezes a circulação de trens na Linha 4-Amarela do Metrô (Luz-Butantã).

Em nota, a CTEEP disse que houve, às 5h48m, o desligamento de parte da subestação Milton Fornasaro, localizada na Zona Oeste da capital paulista, que passa por um processo de digitalização. Dez minutos mais tarde, de acordo com a companhia, 50% da carga estava restabelecida e a fonte de alimentação para a Linha 4 do Metrô, normalizada. As atividades na subestação, de acordo com a nota, voltaram à normalidade às 6h03m.

A concessionária de energia AES Eletropaulo, também em nota, disse que, após o problema na subestação, “iniciou um processo de manobras para minimizar o número de clientes afetados pela falta de energia da CTEEP e conseguiu restabelecer o fornecimento em até 14 minutos”.

Ainda de acordo com a concessionária, foram afetados moradores dos municípios de Barueri, Cajamar, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Taboão da Serra; e parte dos bairros paulistanos de Alto de Pinheiros, Anhanguera, Barra Funda, Butantã, Campo Limpo, Consolação, Jaguaré, Jardim Paulista, Lapa, Morumbi, Vila Leopoldina e Vila Sônia.





Além do problema no início da manhã, entre 6h14m e 6h26, a Linha 4-Amarela do Metrô teve também uma falha causada no sistema elétrico, que interrompeu a circulação de trens entre 7h50m e 8h22m.

Em nota, a ViaQuatro, concessionária que opera o ramal diz que o “primeiro problema foi consequência da queda no fornecimento de energia elétrica que afetou a região do bairro do Butantã, onde está a subestação Vital Brasil, que alimenta parte do sistema da Linha 4” e que “a partir das 07h50, foi registrado novo problema, desta vez causado por uma falha interna no sistema elétrico, provavelmente consequência do problema anterior”.

De acordo com nota divulgada à imprensa pela ViaQuatro, a segunda falha provocou a paralisação total da linha até as 8h10m. Até 8h22m, quando a circulação de trens foi normalizada, a linha 4 operou parcialmente, no trecho entre as estação Paulista e estação Luz.

Fonte: O Globo





Deixe seu comentário