João Carlos Martins apresenta Na roda com o maestro na Praça Victor Civita

No dia 27 de outubro (domingo), a Praça Victor Civita recebe pela quinta vez o maestro João Carlos Martins, agora com o projeto “Na Roda com o Maestro”, que começou em 2010 com o objetivo de levar música erudita de qualidade e literatura às mais diversas classes sociais e às variadas faixas etárias. O projeto percorreu várias cidades do interior de São Paulo e já tem agenda confirmada nos Estados do Paraná e do Rio de Janeiro.

Com patrocínio da Gerdau por meio da Lei do Programa de Ação Cultural – ProAC, o espetáculo fará homenagem ao compositor alemão Johann Sebastian Bach e terá distribuição gratuita de livros. Os vale-livros devem ser retirados no site dcolor.art.br/ingressos.

Aos 73 anos, Martins conquistou o mundo por meio de seu amor e dedicação à música. Com uma história inspiradora, ele pretende emocionar o publico na tarde do concerto. Estudante de piano desde a infância, aos 13 anos já era reconhecido nacionalmente e cinco anos depois ganhou prestígio internacional. Aos 20, estreou no Carnegie Hall, em Nova York, a convite da ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Eleanor Roosevelt. Com 26 anos, uma lesão no braço adquirida numa partida de futebol o afastou do palco. Em seu retorno, após sete anos, Martins gravou a obra completa de Bach.

Em 1995, o músico foi ferido em um assalto na Bulgária e teve o lado direito do corpo paralisado, mas isso não o fez desistir da carreira. Ele aprendeu a reger e já esteve à frente de importantes orquestras, como a English Chamber Orchestra, que é uma das maiores de câmara do mundo e tem sede em Londres. Há dez anos, Martins foi forçado a encerrar a carreira de pianista por problemas de saúde. Porém, como maestro continuou a produzir e a fazer história. Ele fundou dois projetos, um para adolescentes e outro sobre arte e sustentabilidade, que hoje se unificaram e formam a Filarmônica Bachiana SESI-SP.

O brasileiro também entrou para a história do Carnaval com o samba-enredo “A Música Venceu”, homenagem que ganhou da Vai-Vai, campeã paulista em 2011. Além disso, o diretor de cinema Bruno Barreto anunciou um filme também em homenagem ao músico que começará a ser produzido em 2014 e será protagonizado pelo ator Marcelo Serrado.

• SOBRE A PRAÇA VICTOR CIVITA          





Projeto pioneiro na América Latina, inaugurada em 2008, a Praça Victor Civita é resultado da iniciativa do Grupo Abril em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo, o Itaú, a Even Construtora e a Petrobrás. A partir de um espaço com aproximadamente 14 mil metros quadrados e área verde com cerca de 80 árvores, a Praça oferece à população um espaço que propõe uma reflexão acerca da preservação ambiental. Também abriga o Prédio do Incinerador, instalado no antigo incinerador de Pinheiros, e desenvolve atividades de educação socioambiental, com cursos, palestras e visitas escolares, além de localização privilegiada e de fácil acesso através de transporte público ou carro. A Praça Victor Civita dispõe de um palco para espetáculos com arquibancada coberta para 290 pessoas, onde ocorrem apresentações musicais, passando pelo rock, samba e música clássica, também espetáculos circenses, aulas de arte, yoga e pilates, além de atividades no centro de convivência para a terceira idade (CIIPE).

O projeto foi implementado a partir da iniciativa de reviver uma região degradada pelo acúmulo de detritos ao longo dos anos, uma vez que, entre os anos de 1949 e 1989, o espaço funcionou como centro de processamento de resíduos urbanos. Dentro das normas técnicas de acessibilidade, a área conta com uma exposição permanente sobre as formas, materiais e tecnologias empregadas no tipo de reabilitação ambiental do terreno. Além disso, a Praça Victor Civita conta com soluções arquitetônicas de reuso de água, economia energética e projeto paisagístico educativo. A Praça Victor Civita é aberta diariamente, das 6h30 às 19h, e toda a sua programação é gratuita. Para visita de grupos escolares é necessário agendamento. A Praça divulga suas atividades através do site http://pracavictorcivita.org.br e também  nas redes sociais twitter (@pracavc) e facebook (fb.com/pracavictorcivita). No site, o público pode se cadastrar para receber a newsletter da programação.

SERVIÇO

JOÃO CARLOS MARTINS E CAMERATA BACHIANA

Data: 27 de outubro (domingo)             

Hora: das 16h às 17h         

Local: Praça Victor Civita | Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros           

Ingresso: Entrada gratuita                      

Censura: livre    
Outras informações: (11) 3031-3689 ou pracavictorcivita.org.br

 





Deixe seu comentário