Metrô e Consórcio esperam laudo oficial do IPT para falar sobre acidente na Estação Pinheiros

SÃO PAULO – O Metrô e o Consórcio Via Amarela informaram que não vão se pronunciar sobre o laudo do Instituto Pesquisas Tecnológicas (IPT), que apontaria irregularidades nas obras da estação Pinheiros do Metrô, segundo matéria desta quinta-feira do Jornal da Globo. Representantes das duas empresas disseram que vão esperar o anúncio oficial do documento, na semana que vem, para se manifestar.

De acordo com a matéria, os técnicos vão confirmar que houve uma aceleração no ritmo da obra na região. Eles ainda teriam constatado que o túnel da estação, que desmoronou e matou sete pessoas, teve o sentido de escavação invertido sem que medidas de segurança fossem tomadas. Segundo uma testemunha ouvida pelo Ministério Público, no dia do acidente houve três detonações de explosivos no túnel antes da tragédia. O Consórcio Via Amarela disse que foram só duas.





– Conforme nossos registros sismográficos ocorreram duas detonações em 12 de janeiro de 2007, sendo uma às 8h e a seguinte às 8h22m, devidamente informadas aos órgãos envolvidos nas investigações. O aviso aos moradores e funcionários ocorre antes do início das atividades de detonações, através de panfletos informativos que contêm todos os procedimentos, inclusive os toques de sirene que antecedem as detonações – afirma o comunicado.

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) informou, por meio de uma nota à imprensa, que foi surpreendido pela notícia.

– O IPT garante que nenhuma pessoa fora de sua equipe que está trabalhando no caso teve acesso ao relatório que, por sinal, ainda não está concluído e será entregue no final da próxima semana – diz o órgão.

Fonte: O Globo Online





Deixe seu comentário