Alto de Pinheiros é um distrito situado na Zona Oeste da cidade de São Paulo, pertencente à subprefeitura de Pinheiros, em região ainda compreendida pelo centro expandido da capital.

Considerado um distrito de alto padrão na cidade, sua maior parte é formada por ruas largas e arborizadas, sem edificações altas. Destacam-se dentre estas vias as avenidas Pedroso de Morais, Professor Fonseca Rodrigues, São Gualter e Diógenes Ribeiro de Lima, além da Praça Panamericana, a principal do distrito.

Alto de Pinheiros

Alto de Pinheiros Metrô

O distrito é atendido pela Estação Vila Madalena de metrô, da Linha 2-Verde. Também é atendido pela Linha 9 da CPTM nas estações Villa Lobos-Jaguaré e Cidade Universitária.

Alto de Pinheiros Bar

E se você estava procurando pelo Empório Alto dos Pinheiros veja mais » aqui

Formação

As origens do distrito de Alto de Pinheiros remontam à incorporação de sua área pela Cia. City of São Paulo Improvement and Freehold Company Limited no ano de 1911. Sua urbanização iniciou-se em 1912, porém, as obras seriam interrompidas por acordos entre esta empresa e a São Paulo Tramway, Light and Power Company, concessionária de serviços de iluminação e transportes. A Light, por sua vez, promoveria a partir de 1927 as obras de retificação do Rio Pinheiros, fundamentais à melhor habitabilidade da região que era marcada por inúmeras cheias, especialmente durante o verão.

O encerramento das obras de retificação acabou por gerar enorme valorização aos terrenos da City, o que fez com que o Alto de Pinheiros se configurasse como um bairro destinado a uma população de alto poder aquisitivo, o que se dá até os dias de hoje.

Características

O Alto de Pinheiros possui uma superfície de 7,7 km² e, no Censo de 2000, apresentou uma população de 42.580 habitantes. Possui grande concentração de alemães, portugueses, americanos, austríacos e suíços, ou de descendentes destas nacionalidades. No Alto de Pinheiros se encontra o Parque Villa-Lobos.

Outras informações:

Distritos Limítrofes:

Mapa de localização: