A Avenida Brigadeiro Faria Lima é uma das mais importantes artérias da cidade de São Paulo.

Avenida Faria Lima é também um importante centro comercial e financeiro, que rivaliza com o Centro, a avenida Paulista e a região das Avenidas Luís Carlos Berrini e Nações Unidas.

 

História

A Avenida Faria Lima teve sua construção iniciada na segunda metade dos anos 1960, com o alargamento do trecho da Rua Iguatemi compreendido entre o Largo da Batata, em Pinheiros e o cruzamento desta com a avenida Cidade Jardim, no Itaim Bibi (atual praça Luís Carlos Paraná), cruzando todo o bairro denominado Jardim Paulistano.

As obras foram iniciadas em 1967, na gestão do prefeito José Vicente Faria Lima. Com o falecimento deste, dois anos depois, a nova artéria receberia o seu nome.Avenida Brigadeiro Faria Lima em Pinheiros

Já no início da década de 1970, teve início a construção de inúmeros edifícios comerciais que romperam com a antiga paisagem residencial arborizada do Jardim Paulistano, e que caracterizariam a avenida como uma espécie de “segunda avenida Paulista”, dada a semelhança entre seus “skylines”.

Na década de 1990, o então prefeito Paulo Maluf promoveu a extensão da avenida em suas duas extremidades: entre o Largo da Batata e a avenida Pedroso de Morais (alargando a antiga Rua Miguel Isasa), e entre as avenidas Cidade Jardim e Hélio Pellegrino (já na Vila Olímpia), alargando pequenas ruas residenciais do Itaim Bibi.

Atrações

Na avenida Faria Lima, estão localizados importantes atrações paulistanas, tais como:

• O Shopping Iguatemi, shopping center pioneiro no Brasil, em 1966.
• O Museu da Casa Brasileira.
• A sede social do Esporte Clube Pinheiros.
• O Edifício Dacon, com seu formato cilíndrico, um dos mais famosos de São Paulo.
• Inúmeros bares e pontos de agitação noturna, localizados principalmente nas extremidades da avenida.

Nos arredores da avenida, encontram-se também outros importantes pontos de visitação da cidade, tais como o Shopping Eldorado e os luxuosos restaurantes e hotéis da região próxima aos cruzamento com as avenidas Cidade Jardim e Juscelino Kubitscheck.

Outras Informações:

Bairro(s): Pinheiros, Jardim Europa, Jardim Paulistano e Itaim Bibi
Nomes anteriores: Rua Iguatemi
Extensão: 4600
Inauguração: 1970
Subprefeitura(s): Pinheiros
Fim: Av. Hélio Pellegrino
Início: Av. Pedroso de Morais

Fonte: pt.wikipedia.org

Mapa de Localização: