O Cemitério São Paulo é um cemitério localizado no nobre bairro de Pinheiros, na cidade de São Paulo, Brasil.

O Cemitério São Paulo foi criado em 1926 e atualmente possui 104.000 m². Caracteriza-se por ser um Cemitério riquíssimo em Sepulturas Imponentes, construídos por magnatas da época, que queriam ter seus entes queridos sepultados em Túmulos Grandiosos.

Cemitério São Paulo em Pinheiros

É um cemitério que possui obras tumulares esplendorosas e que merecem ser apreciadas. Foram obras criadas por diversos artistas, entre eles, Galileo Emendabili, Victor Brecheret, Nicola Rollo, Bruno Giorgi, Luigi Brizzolara, e muitos artistas brasileiros e estrangeiros não muito conhecidos, com várias tendências artísticas, mas que também deixaram uma vasta obra tumular nesse cemitério. Vale a pena conhecer.

Curiosidades Cemitério São Paulo em Pinheiros

Desde sua fundação, o Cemitério São Paulo contabiliza mais de 140 mil sepultamentos. Dentre as personalidades enterradas no local encontram-se os políticos Pedro de Toledo, Auro de Moura Andrade e Prestes Maia; os escritores Menotti Del Picchia, Paulo Duarte; os artistas Victor Brecheret, Aldo Bonadei e Nicola Rollo; o cineasta Walter Hugo Khouri; o cartunista Belmonte; o fazendeiro e político Damásio Pires Pimentel, a sua senhora, a aristocrata paulista Elvira Herminia Penteado Pimentel e o seu genro, o Magistrado e Jurisconsulto Flávio Augusto de Oliveira Queiroz, assim como a sua senhora, Julieta Penteado Pimentel de Queiroz (Da. Yaya); a filantropa Luci de Queirós; o arquiteto Amador Cintra do Prado – neto do Barão de Campinas, e a sua senhora, Myrthes Pimentel Cintra do Prado; o engenheiro e diretor da EMURB Greenhalg Parnaíba Paoliello – bisneto do Barão de Cabo Verde; o corredor de Fórmula 3, jornalista da TV Globo e responsável por trazer a Fórmula 1 para o Brasil Antonio Carlos Scavone, entre outros. Abriga também o jazigo do general Miguel Costa, comandante da Coluna Prestes, túmulos de combatentes mortos na Revolução Constitucionalista de 1932 e dos estudantes Dráusio Marcondes de Sousa e Orlando de Oliveira Alvarenga, símbolos do movimento. Foi sepultado também o corpo do jovem jornalista Theo Dutra, morto em grave acidente de carro em 1973, conhecido com suas reportagens sobre a cidade de São Paulo.

Horário de Funcionamento Cemitério São Paulo em Pinheiros

  • 24 horas

Endereço e Telefone Cemitério Araça em Pinheiros

  • R. Luís Murat, 245 – Pinheiros, São Paulo – SP, 05436-050
  • Telefone: (11) 3814-0219

 Mapa de Localização: