Pinheiros: oficina de mitologia grega traz conflitos de seus heróis para os dias atuais

A Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima, em Pinheiros, realiza todas as quintas-feiras um curso que traça um paralelo entre as histórias da mitologia grega e as situações da vida real. A cada encontro um mito grego é apresentado e o grupo discute os conflitos da personagem.

Durante a famosa Guerra de Tróia, o guerreiro Ájax se destacou por sua bravura e força física, tendo sido um dos fatores decisivos na vitória dos gregos contra os troianos. Mas, em determinado momento, enlouqueceu e, pensando se tratar dos inimigos, matou com sua espada a maior parte do rebanho de bois destinada à alimentação das tropas helênicas. Quando caiu em si e percebeu o que havia feito, ficou com tanta vergonha que se suicidou.

Mais de três mil anos depois, um outro Ajax, esse sem acento no primeiro “a” e de sobrenome Perez Salvador, relembra não só a história do trágico herói da Ilíada como a de outros personagens da Mitologia Grega, durante oficinas realizadas todas as quintas-feiras, às 15h, na Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima.

Segundo ele, que é psiquiatra e realiza o curso em parceria com a psicóloga Wladia Beatriz, o objetivo não é nem histórico nem literário. “Por meio da apresentação e discussão de textos, procuramos traçar um paralelo entre a mitologia e a vida real. É na verdade um exercício de metáforas, no qual se relacionam os conflitos das personagens estudadas com os nossos próprios dilemas atuais”.





Ajax, que coordena a atividade há oito anos na biblioteca, conta que iniciou esse tipo de oficina em uma unidade do Caps (Centro de Atenção Psicossocial), trabalhando com grupos de usuários com sintomas psicóticos.

Embora os encontros sigam uma linha mestra, cada uma delas funciona como um episódio autônomo, no qual o mito é apresentado, seus conflitos analisados e o que isso mobilizou em cada participante do grupo. “É impressionante observar como que em um bate-papo de apenas uma hora e meia as pessoas podem sair renovadas e com pensamentos e atitudes mais flexíveis”, conclui o psiquiatra.

SERVIÇO:

Data: Todas as quintas-feiras
Horário: 15h
Local: Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima
Endereço: Av. Henrique Schaumann, 777, Pinheiros
Telefone: 3082-5023 e 3063-3064
Grátis

Fonte: Prefeitura de São Paulo





2 Comentários

  1. camila 12/04/2018
    • Encontra Pinheiros 19/04/2018

Deixe seu comentário