Após roubos em Pinheiros, associação de bares irá recomendar instalação de câmeras

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em São Paulo, Ricardo Bartoli de Angelo, disse nesta quarta-feira (16) que irá enviar aos proprietários dos estabelecimentos uma nota fazendo recomendações de segurança, como a instalação de câmeras de monitoramento. A medida acontece após uma série de arrastões em bares e restaurantes, principalmente na região de Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo.

A Polícia Civil divulgou nesta terça-feira (15) imagens da ação de uma quadrilha que faz os arrastões. O delegado Ricardo Arantes Cestari, do 14º Distrito Policial, em Pinheiros, informou que, em um mês, ao menos oito estabelecimentos sofreram este tipo de assalto na região. Cerca de três a cinco assaltantes, que chegam de carro e agem rapidamente, roubando celular, cartão de crédito e dinheiro das pessoas sentadas nas mesas, são flagrados. Há registros de crimes semelhantes em bares e restaurantes dos Jardins, do Ibirapuera e do Ipiranga.

O presidente da Abrasel disse que a diretoria da entidade se reuniu nesta terça-feira para discutir o tema e decidiu fazer recomendações aos proprietários, por meio de uma nota. “Câmera ajuda a inibir, manobristas na porta também, se o estabelecimento for mais iluminado. Mas ação eficaz mesmo só com a polícia”, afirmou.





Segundo Ricardo de Angelo, a entidade também enviará uma carta à Secretaria da Segurança Pública solicitando aumento do policiamento nas regiões mais afetadas. “Vamos mandar uma carta para a secretaria solicitando que tome providências e aumente a segurança”, disse. Ele não acredita, porém, que bares e restaurantes estão sendo alvos preferenciais dos criminosos. “Outros setores são assaltados todos os dias.” A equipe de reportagem  procurou a secretaria, que informou que irá apurar se a carta já foi recebida.

As imagens divulgadas pela polícia nesta terça-feira são de um roubo que ocorreu por volta das 22h30 do dia 8 de março, em pleno carnaval, em um restaurante localizado na Rua Francisco Leitão, em Pinheiros. Ao menos cinco ladrões participam do assalto ao estabelecimento e dez pessoas foram lesadas. Ninguém foi preso.

Fonte: G1





Deixe seu comentário