Avenida de Pinheiros terá trânsito complicado por novas vagas em estacionamentos

A faixa de ônibus da avenida Faria Lima, na zona oeste de São Paulo, é conhecida por enfrentar sérios problemas de congestionamento, mas em um trecho de apenas duas quadras a via ganhará mais 1460 vagas de estacionamento, o que irá atrair mais veículos para o local. As novas vagas farão parte dos estacionamentos do Esporte Clube Pinheiros e do Shopping Iguatemi.

O clube recebeu, em fevereiro, a permissão para construir seu novo estacionamento, com mais 860 vagas. A decisão foi tomada após ser constatado que o maior problema da instituição era o número de vagas, utilizadas por 68% dos membros. Atualmente, o estacionamento do clube tem entrada pela rua Tucumã, mas, segundo os administradores da instituição, o novo estacionamento é necessário para resolver um problema de gargalo na região. Muitos de seus sócios são obrigados a recorrem as vagas da Zona Azul.

As outras 600 vagas de carro serão utilizadas pelo Shopping Iguatemi, cuja entrada pode ser feita pela avenida Faria Lima ou pela rua lateral, Angelina Maffei Vita. O problema com os novos estacionamentos é que a entrada será feita pela principal avenida da região, que não possui corredor de ônibus, e dá preferência para transportes coletivos trafegarem na faixa da direita – também visada pelas entradas e saídas de estacionamentos e prédios.





Os usuários de ônibus serão os principais prejudicados. Os coletivos que trafegam na avenida Faria Lima costumam andar em velocidade muito baixa – em média, 10km/h – pior do que em corredores críticos, como o da avenida Ibirapuera (17km/h) ou da Rebouças (11km/h). Às 15h30 da tarde, a faixa da direita tinha velocidade média de 9km/h no sentido zona sul, onde está localizado o Esporte Clube Pinheiros.

Apesar dos problemas de trânsito de ônibus na região, o Pinheiros afirmou que a saída do estacionamento pela avenida Faria Lima foi uma exigência da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), e a entrada pela via também foi uma recomendação do órgão.  A CET ainda afirma que a ampliação dos estacionamentos do clube e do shopping não causará impacto significativo no trânsito da via, que as ruas do entorno estão prontas para receber o fluxo. No entanto, caso haja alguma complicação no tráfego da Faria Lima, o clube ficará responsável pela implementação da sinalização horizontal e vertical.

Para diversos consultores de trânsito, o aumento de vagas nos estacionamentos configura novos itens para atrapalhar e complicar o fluxo de ônibus da via. Para os consultores, a principal necessidade na Faria Lima é a construção de um corredor de ônibus na faixa esquerda da via.





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