Campeã em ônibus, rua de Pinheiros reduz o número de linhas

É num pequeno e estreito trecho da rua Teodoro Sampaio, entre as ruas Fernão Dias e Cardeal Arcoverde, no bairro de Pinheiros (zona oeste de SP), que foi contabilizada a maior quantidade de ônibus em pesquisa da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) feita no ano passado.

Uma das principais razões desse acúmulo de ônibus são as linhas intermunicipais. A partir desta semana, elas darão um respiro à região.

A EMTU (empresa de transporte do governo de SP) decidiu retirar, desde sábado, um quinto dos ônibus intermunicipais que passavam por esse trecho.

Esses coletivos, de 17 linhas, tinham origem em municípios da Grande São Paulo, como Osasco, Carapicuíba, Cotia e Embu, em direção ao largo da Batata. Agora, terão ponto final na estação Butantã da linha 4-amarela do metrô de SP.

Na prática, a retirada significa 49 veículos a menos nesse quarteirão da rua Teodoro Sampaio na hora de pico. Isso significa uma redução de 15% a 20% de todos os ônibus por lá.





Segundo a pesquisa da CET feita em 2010, 339 ônibus passam por esse trecho da Teodoro, por hora, no pico da manhã. O número supera em mais de 45% a segunda colocada no ranking, a avenida Eusébio Matoso –parte do corredor de ônibus Campo Limpo/Rebouças/Centro

O mapeamento do ponto com maior quantidade de ônibus na cidade foi feito pela reportagem a partir de dados contabilizados pela CET do volume de cada tipo de veículo em 28 rotas, incluindo 59 vias da capital.

Não é à toa que a rua Teodoro Sampaio foi uma das líderes em lentidão do trânsito na cidade no ano passado, com velocidade inferior a 9 km/h no horário de pico da tarde.

Fonte: Agora São Paulo





Deixe seu comentário