Estação Pinheiros do Metrô passa por últimos reparos a um mês da inauguração

A cerca de um mês da inauguração, a estação Pinheiros do Metrô passa pelos últimos reparos nas catracas, escadas rolantes e na fiação elétrica. Funcionários da obra também trabalhavam para concluir a plataforma, que ligará o terminal à linha 9 – Esmeralda, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

A previsão era de que as estações Pinheiros e Butantã, da linha 4-Amarela, fossem inauguradas até o final de 2010, mas as metas sofreram atrasos. A Butantã só foi aberta ao público no dia 28 do mês passado. A pressão para que a Pinheiros também começasse a funcionar levou o Governo de São Paulo a anunciar a data de inauguração para o fim de maio.

Ainda não há prazo para que os paulistanos possam percorrer todas as 11 estações do percurso, que vai da Luz até a Vila Sônia. O governo não cumprirá a meta de inaugurar as estações Luz e República (baldeações) até abril deste ano. A previsão foi anunciada em 25 de maio do ano passado, dia da inauguração das estações Paulista e Faria Lima.

Segundo a assessoria da Via Quatro, concessionária que administra a linha Amarela, a estação Pinheiros funcionará no primeiro mês sem a interligação com os trens da CPTM. A previsão é de que, até junho deste ano, a plataforma seja aberta aos passageiros que fazem a baldeação.

Assim como as outras três estações já inauguradas, a estação Pinheiros funcionará das 8h às 15h, durante o período de testes. As estações Paulista e Faria Lima, mesmo inauguradas há quase um ano, continuam abertas só durante este período.





Entretanto, no final do mês passado, o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, disse que o horário de funcionamento das estações da linha 4 – Amarela do Metrô será ampliado e passará a operar das 4h40 às 00h30 ainda no primeiro semestre deste ano. A mudança ocorrerá cerca de 30 dias após a inauguração da estação Pinheiros.

O corpo principal da estação é formado por um grande poço com cerca de 39 m de diâmetro e 33 m de profundidade. Por isso, para chegar até a plataforma de embarque, o passageiro precisa descer quatro escadas rolantes. No total, são 30 escadas só na Pinheiros. A estação é iluminada com luz natural durante boa parte do dia e as catracas convencionais foram substituídas por portas de vidro com sensores de movimento.

Cratera

A construção da linha 4-Amarela do Metrô foi marcada por diversos problemas. O mais grave deles ocorreu justamente nas obras da estação Pinheiros em 12 de janeiro de 2007. A área desabou, formando uma cratera gigante e matando sete pessoas.

Os mortos identificados foram o motorista do microônibus tragado pela cratera, Reinaldo Aparecido Leite, de 40 anos; o cobrador, Wescley Adriano da Silva, de 22 anos a passageira Valéria Alves Marmit, de 37 anos, e o funcionário público Marcio Rodrigues Alambert, de 31 anos.

Uma pessoa que passava pelo local no momento do desastre, a aposentada Abigail Rossi de Azevedo, de 75 anos, o office-boy Cícero dos Santos, de 60 anos, e o motorista Francisco Sabino Torres, de 48 anos, funcionário da obra, também morreram.

Fonte: R7





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