Kassab vistoria obras de reurbanização do Largo da Batata em Pinheiros

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, vistoriou na manhã desta terça-feira (20) as obras de reurbanização e adequação da região do Largo da Batata, na avenida Faria Lima, em Pinheiros, Zona Oeste da Capital. As obras executadas pela Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) irão adequar o espaço para que, no futuro, o terminal de ônibus que funciona no local seja gradualmente transferido para a rua Capri, integrado a nova estação Faria Lima da linha 4 do Metrô, em construção.

“São obras fundamentais para que possamos ter a recuperação desta área, que estava se degradando. Temos investimentos extremamente significativos aqui, com a extensão da linha do Metrô e estações, a chegada dos trens da CPTM, que ocorreu já há alguns anos. Agora com o terminal e os investimentos nos equipamentos que estão sendo instalados aqui, teremos uma nova área, pronta para recuperar o seu poder de desenvolvimento”, afirmou o prefeito que, acompanhado pelo secretário de Infra-estrutura Urbana e Obras e presidente da Emurb, Marcelo Cardinale Branco, caminhou até a praça Padre Septimo Ramos Arantes, em frente à igreja Nossa Senhora Monte Serrate. O trecho será no futuro a nova praça de Pinheiros, criada após desapropriação de algumas quadras, integrando o espaço ocupado pela igreja de Pinheiros e a Esplanada, onde fica hoje o Largo da Batata.

Iniciada em setembro de 2007, a obra deve estar concluída em dezembro de 2010, com investimento de R$ 99 milhões. Já foram executadas partes da fundação e da escavação; e iniciados o reaterro parcial da galeria da rua Conselheiro Pereira Pinto, no trecho da rua Gilberto Sabino e rua Capri, o prolongamento da rua Sumidouro, entre rua Fernão Dias e avenida Brigadeiro Faria Lima, e a reurbanização de parte do quadrilátero formado pelas ruas Campo Alegre, Guaiçuí, Padre Carvalho e praça Septimo Ramos Arantes, o largo de Pinheiros.





Na Operação Urbana Faria Lima, além da construção da nova estação Faria Lima, na rua Capri, está prevista a implantação do terminal intermodal ônibus-Metrô em Vila Sônia. O terminal de ônibus que existe atualmente no Largo da Batata será gradualmente transferido para as proximidades da rua Capri, em área adjacente às estações do Metrô e da CPTM, junto à Marginal Pinheiros. As áreas hoje ocupadas pelos pontos terminais de ônibus serão reaproveitadas para ampliações dos espaços públicos.

O trecho da avenida Faria Lima entre a rua dos Pinheiros e Baltazar Carrasco recebeu novo traçado, compatível com os projetos previstos para o setor leste do Largo da Batata. O trecho recebeu faixas de tráfego, ilhas, canteiros, arborização e iluminação. Haverá uma complementação viária Baltazar Carrasco – Sumidouro, com ligação da rua Cardeal Arcoverde com a Marginal Pinheiros e acesso de ônibus ao novo Terminal Capri.

O espaço público definido pelo novo traçado da avenida Faria Lima e pela readequação e reurbanização dos passeios das ruas Sebastião Gil, Orlando Vessoni, Teodoro Sampaio, Cunha Gago, Cardeal Arcoverde, Baltazar Carrasco, Manuel Carlos F. de Almeida e entorno do Mercado Municipal de Pinheiros receberão calçamento; arborização; mobiliário urbano, composto de dois quiosques (banca de jornais, banca de flores ou quiosque para lanches), bancos, lixeiras, caixas de correio e cabines telefônicas; estações de transferência ônibus-Metrô leste e oeste (espaços de acomodação para ônibus de passageiros integrados ao fluxo dos passageiros do Metrô); projeto de iluminação pública; entradas do Metrô; feira livre permanente; e remoção de interferências superficiais.

O projeto contempla ainda áreas destinadas prioritariamente ao uso de pedestres, os chamados calçadões, com acesso de veículos controlado, calçamento padronizado, arborização, mobiliário urbano, iluminação pública, entradas do Metrô, drenagem superficial e remoção de interferências superficiais.





Deixe seu comentário