Megaoperação reúne 50 policiais para combater violência em bares de Pinheiros

Uma megaoperação da Polícia Militar foi montada nesta sexta-feira (18) para tentar combater crimes contra bares e restaurantes da Vila Madalena e Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. Segundo o tenente-coronel Walmir Martini, a operação está em vigor desde o dia 8 de março, mas só nesta sexta ela se tornou conjunta com homens da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), do CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito) e do 23º Batalhão da PM.

Com frequência, bares e restaurantes da zona oeste de São Paulo vêm sendo alvo de arrastões. Pelo menos 50 policiais estão envolvidos na operação. De acordo com o tenente-coronel, a fiscalização será reforçada durante à noite, com apoio de aparelhos como o bafômetro.

– O objetivo da operação conjunta é a prevenção, principalmente para passar para a população a sensação de segurança. Tão importante quanto a segurança em si, é a sensação de segurança ao ver o policiamento.

Arrastões

O primeiro caso de arrastão a restaurante foi registrado no dia 2, na rua Mourato Coelho, na Vila Madalena. No dia seguinte, o alvo foi um restaurante japonês na rua Mateus Grou, em Pinheiros. Outros dois arrastões aconteceram na semana passada, na rua Francisco Leitão, no mesmo bairro, e outro na rua Jericó, na Vila Madalena.
Em fevereiro, quatro arrastões também foram registrados em um intervalo de 12 dias em restaurantes da Vila Madalena e de Pinheiros. Os ladrões atacaram estabelecimentos nas ruas Wisard, Teodoro Sampaio, Antônio Bicudo e Lacerda Franco.





Após uma série de roubos a restaurantes, o diretor da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) de São Paulo e presidente do Conselho Nacional da instituição, Joaquim Saraiva, enviou uma carta ao secretário de Segurança Pública de São Paulo, Antônio Ferreira Pinto, pedindo que o policiamento se torne mais ostensivo próximo aos bares e restaurantes.

De acordo com Saraiva, a principal recomendação é que os funcionários fiquem vigilantes e acionem a polícia ao verificar qualquer atitude suspeita. Além disso, já na porta, é importante que manobristas e seguranças prestem atenção ao movimento. Ele informou ainda que a maioria dos restaurantes já têm câmeras internas instaladas e que elas são muito importantes, especialmente na apuração do crime.

Fonte: R7





Deixe seu comentário