Ministério do Trabalho libera obras na estação Pinheiros do Metrô

SÃO PAULO – As obras de construção da estação Pinheiros do Metrô foram liberadas nesta quinta-feira. Elas estavam paradas desde janeiro de 2007, quando um acidente no local matou sete pessoas e abriu uma cratera no local. A liberação ocorre após verificações pelo Ministério do Trabalho de laudos apresentados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), pelo Metrô e pelo consórcio Via Amarela, responsável pela construção da Linha 4 do Metrô. Técnicos concluíram que não há mais riscos para os trabalhadores no canteiro. O consórcio Via Amarela teve que reestruturar o programa de controle de meio ambiente e prevencão de acidentes para retomar a obra. A superintendete regional do Ministério do Trabalho em São Paulo, Luciola Rodrigues Jaime, afirma que a mudança foi o reforço das paredes com o uso de estacas e concreto.





– A mudança principal foi o reforço das paredes. Foram feitas várias perfurações no sentido de reforçar paredes de contenção, para que elas não caíssem de novo. Os trabalhadores que, durante um ano, realizaram reformas executaram essa tarefa por neio de estaqueamento – afirmou Luciola.

A partir da próxima semana, serão retomadas as detonações de rocha para o prolongamento da linha 4. O consórcio Via Amarela diz que cumpre todos as requisitos de segurnaça levantados com Metrô e Ministério do Trabalho. No acidente que ocorreu em 12 de janeiro do ano passado, sete pessoas morreram. Másquinas caminhões e um microônibus foram soterrados.

Fonte: O Globo Online





Deixe seu comentário