Operação Frente Segura implanta área de espera para motos e bicicletas na rua Teodoro Sampaio

Para melhorar a segurança de motociclistas e ciclistas, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) testa nova sinalização horizontal, em caráter piloto, que delimita uma área exclusiva de espera para motos e bicicletas. Esta iniciativa faz parte da Operação Frente Segura lançada este ano pela CET para criar uma área de acomodação mais segura para veículos sobre duas rodas, ao pararem para aguardar a abertura de semáforo.

O mais recente bolsão funciona na interseção da rua Teodoro Sampaio com a rua Henrique Schaumann. Como diferencial, além do pictograma da motocicleta, há uma figura de bicicleta demarcada no chão. A sinalização é reforçada ainda com uma placa educativa, evidenciando que ali é um espaço para a espera de motos e bicicletas no bairro de Pinheiros.

A caixa de acomodação está localizada entre a faixa de pedestres e os automóveis parados no vermelho do semáforo veicular, que aguarda o sinal verde.

A primeira implantação foi na extremidade do viaduto do Chá, no cruzamento com a rua Xavier de Toledo, no final do mês de abril. No início de maio, o Frente Segura foi sinalizado na avenida Rebouças, com a rua Estados Unidos. O box da Teodoro Sampaio, portanto, é o terceiro existente na cidade. Ele possui sete metros de cumprimento.

Critérios para definição dos locais
Os locais foram escolhidos em função do volume considerável de motocicletas e bicicletas que passam nessas vias.





Pela rua Teodoro Sampaio, no pico da manhã, passa um volume de mais de 1.2 mil motos em direção ao Centro. Já no cruzamento formado pelo viaduto do Chá, praça Ramos de Azevedo e rua Cel. Xavier de Toledo, contagem feita pela CET revela que circulam em média 428 motos e 37 bicicletas na hora-pico manhã (das 9h às 10h) e 686 motocicletas e 51 bicicletas na hora-pico tarde (das 16h30 às 17h30). Já na avenida Rebouças, no sentido Centro, transita um volume médio de 3.7 mil motos no pico manhã.

Objetivos 
A iniciativa, de acordo com a CET, tem como objetivo proporcionar maior segurança para as motocicletas e ciclistas, desta forma, diminuir o conflito com autos no momento da largada no verde do semáforo.

A ação visa também aumentar o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de travessia, dar maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres, além de diminuir o número de acidentes envolvendo motos, ciclistas e pedestres no cruzamento.

Ação com êxito em outras cidades
A companhia ressalta que essa sinalização é novidade no trânsito paulistano, porém, é usada com êxito em cidades espanholas como Barcelona e Madri.

Em Barcelona, foi testada em três cruzamentos em 2009 e, posteriormente, houve expansão para outros locais, que atingiu atualmente 60 cruzamentos sinalizados. A autoridade de trânsito de Barcelona, na qual as motos são 29% da frota de veículos, avalia que a área de espera exclusiva para motos diminuiu em 90% o risco de acidentes com motos nos cruzamentos daquela metrópole.

Fonte: Prefeitura de São Paulo





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