Pinheiros: Editora Abril premia projetos de urbanização da Prefeitura

Os projetos de urbanização do Cantinho do Céu, na Zona Sul, e o Residencial Alexandre Mackenzie, no Jaguaré, Zona Oeste, receberam o prêmio “Melhor da Arquitetura 2010”, promovido pela Revista Arquitetura & Construção, da Editora Abril. Em sua terceira edição, o prêmio contou com 347 inscritos, em 11 categorias. O evento ocorreu no dia 20 de outubro, no Memorial da América Latina.

Foram escolhidos 64 finalistas, que passaram pelo julgamento de uma bancada com professores de arquitetura e críticos. Os vencedores foram selecionados por uma eleição realizada com de mais de 26 mil internautas, que escolheram seus projetos preferidos.

Projeto da Boldarini Arquitetura e Urbanismo, o Cantinho do Céu foi o vencedor na categoria intervenção urbana. Segundo a Editora Abril, o prêmio destacou os 15 mil m² de infraestrutura e urbanização do bairro, às margens da represa Billings, que protege os recursos hídricos e evita o assoreamento do reservatório. A publicação ressaltou a recreação e o lazer associados à preservação dos mananciais, promovidos por meio do parque linear da região.





Já o Residencial Alexandre Mackenzie, também da Boldarini Arquitetura, foi indicado como destaque de urbanização. “Cada bloco possui áreas de lazer e cada laje da cobertura foi transformada num solário. No terraço, ainda há unidades destinadas a pessoas com mobilidade reduzida”, afirma a publicação.
Marcos Boldarini, autor dos dois projetos premiados, aponta a requalificação do espaço público como um dos diferenciais. “Os projetos levaram em conta as especificidades da região, sobretudo o do Cantinho do Céu, que foi a urbanização de um lote. Aproveitamos o que o próprio espaço já possuía, no caso, a represa, e fizemos um projeto que valoriza tal espaço natural”, explica.

Os 64 finalistas terão seus projetos expostos na mostra O Melhor da Arquitetura 2010, que ocorrerá no Museu da Casa Brasileira, em Pinheiros, até o dia 21 de novembro.

Serviço

O Melhor da Arquitetura 2010
Data: até 21 de novembro
Horário: terça a domingo, das 10h às 18h
Local: Museu da Casa Brasileira
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.705,  Jardim Paulistano
Preço: R$ 4 (gratuito aos domingos e feriados)
Informações: 3032-3727 ou mcb.org.br

Fonte: Prefeitura de São Paulo





Deixe seu comentário