Pinheiros: Parque Villa-Lobos oferece aulas gratuitas de adestramento de cães


Pinheiros: Parque Villa-Lobos oferece aulas gratuitas de adestramento de cães
4.8 (95.96%) 99 votos

Todos os sábados, das 15h às 17h, o Parque Villa-Lobos, no bairro de Pinheiros, Zona Oeste de SP, vira uma “academia” de cães. Donos de bichos das mais variadas raças e idades participam do curso de adestramento oferecido pelo Kenel Clube São Paulo. As aulas são gratuitas e indicadas aos animais que andam estressados, latindo para qualquer um na rua, precisam perder uns quilinhos, ou aos donos que querem se divertir e se exercitar com seus fiéis companheiros.

Segundo o tenente Airton Rodrigues Freitas, diretor do Kenel Clube São Paulo, o curso também incentiva a posse responsável dos animais. Ou seja, ensina aos donos como devem cuidar de seus bichos de estimação dentro e fora de casa.

O curso é dividido em três fases. No grupo para iniciantes, os donos dos animais aprendem a lidar com os cães com o tom de voz adequado. No grupo básico, são ensinados os comandos principais, como sentar, andar ou parar. No grupo avançado, os proprietários aprendem a ter total controle sobre o cão mesmo sem a guia.

A professora Nara Amaral, de 33 anos, já percebe diferença no comportamento de Zeca, um golden retriever de 1 ano. “Ele era muito mimado. Com o treinamento, passou a ter mais paciência e a obedecer os comandos”, disse Nara, que desde janeiro leva seu cachorro para as aulas.

Para o administrador de empresas Alessandro Zar, de 33 anos, o treinamento de Apolo, um pastor alemão de
3 anos é também uma atividade física. “Sábado para mim é sagrado. É uma terapia e aproveito para fazer uma atividade física”, disse. Segundo Alessandro, Apolo melhorou o comportamento e a sociabilidade com outros animais com o adestramento que faz há dois anos e meio.

A chefe de cozinha Juliana Amorim, de 24 anos, decidiu levar Chico, um SRD (sem raça definida) de aproximadamente 2 anos porque o cachorro tinha medo das pessoas. “O Chico foi adotado e não sei o que fizeram com ele para ter tanto medo das pessoas. Agora está começando a aprender a se comportar e também a trabalhar tanta energia”, disse.

Segundo o tenente Airton, o adestramento é aberto a cães de qualquer idade ou raça. “Eles ficam todos juntos e até hoje não teve nenhum incidente. É uma forma de eles aprenderem a se comportar”, afirmou.

Animais precisam estar com carteira de vacinação em dia
Para participar das aulas de adestramento no Parque Villa-Lobos é necessário levar a carteirinha de vacinação do animal em dia. Também é preciso levar coleira e guia. Não há idade mínima para os cães participarem. Por questão de segurança, os donos não podem estar de chinelos ou sandálias abertas.

Fonte: Diário de S. Paulo






1 resposta

  1. Juliana 24/11/2018

Deixe seu comentário