Pinheiros recebe intervenções artísticas do projeto Sistemas/Ecos

Três apresentações acontecem na Praça Victor Civita, na cidade de São Paulo, dentro da programação do evento Sistemas / Ecos – Experiências com Arte, Design e Meio Ambiente. O coletivo Zilch, o performer Dudu Tsuda e a dupla de net-art Rachel Rosalen e Rafael Marchetti são as atrações da programação, com entrada gratuita.

“NIMIC”, às 20h de sexta-feira, 31 de maio, é uma performance audiovisual de Zilch, que recria, tridimensionalmente, espaços urbanos por meio de imagens e sons. A partir de uma interface sistêmica, parâmetros de áudio manipulados em tempo real alteram parâmetros de imagem. Zilch, vencedor do HTTP vídeo do Instituto Sergio Motta de arte e tecnologia, já participou de festivais como o FILE, ‘Live Cinema’, FAD (Festival de Arte Digital), The Creators Projects e o Rojo Nova.

O coletivo Zilch — formado por Muepetmo, Mirella Brandi e Karina Montenegro — explora na imagem e no áudio a sua capacidade de transformação espacial, de alteração perceptiva da realidade e da transposição de códigos reconhecidos. Para isso, recorre à fusão de imagens provenientes de luz e vídeo, com composições musicais criadas a partir de elementos analógicos e digitais para transformar, reorganizar e alterar o espaço.

No domingo, 2 de junho, às 17h, o artista multimídia, performer e produtor musical Dudu Tsuda leva para a Praça “Le Temps Suspendu”. O título deste trabalho é uma referência ao período que residiu em Paris e, diretamente, a um grupo de peças sonoras experimentais que traduziam em sonoridades as sensações de estaticidade, melancolia e nostalgia. Como define o artista, trata-se de “imagens sonoras que remetem a um tempo suspenso, em que tudo parece estático e nostálgico”. O artista, que integra as bandas Jumbo Elektro e Trash pour 4, também produz trilha sonora, design de som e música para dança contemporânea, teatro, publicidade, vídeo, cinema e videoinstalação.





Já no sábado, 8 de junho, às 19h, Rachel Rosalen e Rafael Marchetti apresentam a “Socketscreen”, obra escolhida para encerrar o projeto Sistemas / Ecos. Trata-se de uma plataforma criada e desenvolvida pelos artistas, na qual o público interage diretamente na criação visual por meio da aplicação web para smartphones. Ao acessar o aplicativo o espectador é convidado a escrever palavras-chave, utilizadas pela plataforma para busca na internet, em tempo real, de imagens relativas e correspondentes aos termos empregados. Além disso, a plateia também poderá interagir com imagens próprias, recorrendo ao recurso de toque da tela do celular, e tornar-se, assim, parte da intervenção artisitica. A apresentação acontecerá na fachada do prédio da Praça Victor Civita.

Serviço no bairro de Pinheiros

Sistemas / Ecos               

Coletivo Zilch: sexta-feira, 31/5, às 20h

Dudu Tsuda: domingo, 2/6, às 17h

Rachel Rosalen & Rafael Marchetti: sábado, 8/6, às 19h

Local: Praça Victor Civita | Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros

Ingresso: gratuito

Outras informações: (11) 3031-3689 ou pracavictorcivita.org.br





Deixe seu comentário