ViaQuatro revela inovações e desafios de operar a Linha 4 Luz-Vila Sônia do Metrô de São Paulo

Concessionária vai ministrar três palestras durante a 14ª Semana da Tecnologia Metroferroviária

A concessionária ViaQuatro, empresa responsável pela operação e manutenção da futura Linha 4 do metrô de São Paulo, participará da 14ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que será realizada entre os dias 2 e 5 de setembro, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo.

A ViaQuatro vai ministrar três palestras, abordando os desafios de operar a primeira linha totalmente automatizada do continente, as inovações dos trens – projetados para oferecer mais conforto e segurança aos usuários – e o funcionamento do sistema de sinalização da Linha 4, que vai ligar à Estação da Luz à Vila Sônia.

Durante o evento, os participantes terão mais detalhes sobre os trens da Linha 4, equipados com sistema driverless, o mais avançado do mundo, que permite a operação dos trens sem condutor usando tecnologia computadorizada. Além disso, a linha terá portas de plataforma, ou seja, divisórias de vidro, impedindo o acesso dos passageiros aos trilhos. As portas se abrirão juntamente com as do trem, que estacionará no ponto exato da entrada/saída dos usuários, como se fosse um elevador horizontal. O novo sistema contribuirá de maneira expressiva para a diminuição de acidentes e interrupções no transporte metroviário de São Paulo.

Os trens da Linha 4 oferecerão ainda maior conforto para os passageiros, com ar-condicionado em todos os carros, corredores articulados para permitir melhor acomodação, baixo nível de ruído e som ambiente. Será também possível utilizar aparelhos celulares no interior dos trens e também acessar a internet por meio de conexão wi-fi.

Sistema de Sinalização da Linha 4 (CBTC / UTO) – Como funciona?

A ViaQuatro vai trazer para a Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo a tecnologia driverless, a mais moderna e segura do mundo, que permite a operação dos trens sem condutor, usando tecnologia computadorizada. Com a automação integral, há mais eficiência operacional. A condução é mais tranqüila e o intervalo entres os trens é menor. Com o sistema, também será possível instalar as portas de plataforma nas estações da Linha 4, proporcionando mais segurança aos usuários e eliminando as paralisações constantes devido à queda de objetos nos trilhos.

Palestrante: Jorge Secall, executivo da ViaQuatro

Data: 03/09/08

Horário: das 9h às 9h30

Local: Sala 4

O Desafio de Operar a Primeira Linha de Metrô do Continente com Automação Integral





A concessionária ViaQuatro tem a responsabilidade de manter e operar a primeira parceria público-privada do País, a Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo. Esse é um importante passo para o desenvolvimento da infra-estrutura de transportes brasileira, pois é a oportunidade de mostrar que a iniciativa privada pode ser uma solução diante da falta de recursos de Estados e prefeituras para investimento em transportes públicos. Durante um prazo de concessão de 30 anos, a ViaQuatro vai investir cerca de US$ 2 bilhões na linha. Além dos benefícios para o transporte de São Paulo, a concessão da linha vai gerar empregos. Para o início de operação, previsto para fevereiro de 2010, serão contratados 600 profissionais.

Palestrante: Luís Valença, presidente da ViaQuatro

Data: 03/09/08

Horário: das 9h30 às 10h

Local: Sala 4

Via Quatro – Material Rodante da Linha 4 – Inovações, Segurança e Conforto

Os trens escolhidos pela ViaQuatro para a operação da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo introduzem uma série de melhorias adicionais, tanto tecnicamente quanto nos quesitos de conforto e funcionalidade à que a população paulistana está acostumada. Além de contar com ar-condicionado e baixos níveis de ruídos, os novos trens terão comunicação interna por meio de televisão. Será possível ainda acessar a internet pela tecnologia wi-fi e usar o celular. Outra novidade será em relação à segurança: quatro câmeras em cada carro possibilitarão uma vigilância em tempo real diretamente do Centro de Controle Operacional da ViaQuatro.

Palestrante: José Paulo Grecco, executivo da ViaQuatro

Data: 04/09/08

Horário: das 9h30 às 10h

Local: Sala 4

Sobre a ViaQuatro

Concessionária do Grupo CCR, tem seu capital social dividido da seguinte maneira: 58% são detidos pela CCR, 30% pela Montgomery Participações S.A., 10% pela Mitsui & Co. Ltda, 1% pela RATP Developpement S.A. e 1% pela Benito Roggio Transporte S.A. Assinou em novembro de 2006 o primeiro contrato de Parceria Público-Privada com o governo do Estado de São Paulo, para operar e manter a Linha 4 do Metrô. Seu principal investimento será a aquisição de 29 trens (14 para a primeira fase e até 15 para a segunda), sistemas de sinalização, centro de controle e comunicação móvel.

Fonte: Segs Portal Nacional





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