Biblioteca de Pinheiros relembra 100 anos da Revolta da Chibata

Em 22 de novembro, comemora-se o centenário da Revolta da Chibata, episódio em que negros, liderados por João Cândido Felisberto, também conhecido como Almirante Negro, rebelaram-se contra os castigos a que eram submetidos a bordo das embarcações brasileiras. Esse levante de marinheiros, que ocuparam por cinco dias vários navios de guerra na Baia da Guanabara, possui alta importância histórica. Para relembrá-lo, a Biblioteca Alceu Amoroso Lima, localizada em Pinheiros, promove na data do acontecimento o encontro 100 anos da Revolta da Chibata.

Com abertura marcada para as 19h, o evento, que reúne exibição de documentários e apresentações de música e dança, acontece coincidentemente dois dias após as comemorações da consciência negra, dia 20. “A Revolta da Chibata representa um marco na luta do povo oprimido em prol da liberdade e da justiça social. É um fator preponderante na organização da comunidade negra no Brasil”, comenta César Vieira, autor do livro João Cândido do Brasil e a Revolta da Chibata, que será apresentado durante o encontro, e coordenador do Teatro Popular União e Olho Vivo.





A programação conta também com a leitura da Carta dos Marinheiros, manifesto dirigido ao governo na ocasião, e presta, ainda, uma homenagem à poeta negra Maria Tereza Moreira de Jesus, que morreu em 30 de abril.

Serviço

100 anos da Revolta da Chibata
Data: 22 de novembro
Horário: 19h
Local: Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima Endereço: Av. Henrique Schaumann, 777, Pinheiros
Telefone: 3082-5023
Grátis

Fonte: Prefeitura de São Paulo





Deixe seu comentário