Terminal Pinheiros continua às moscas

Inaugurado há 41 dias pelo ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), o terminal de ônibus em Pinheiros, na Zona Oeste de SP, continua vazio. Nenhum ônibus entra ou sai do local. O único sinal de movimento é de, poucos, funcionários  de manutenção.

O terminal vai integrar os ônibus com trens do Metrô e da CPTM que param na Estação Pinheiros, ao lado. A propaganda feita por Kassab na época era de que sairiam seis ônibus por minuto do terminal e 120 mil  pessoas seriam atendidas no horário de pico, mas não há previsão para que isso aconteça.

A SPTrans (São Paulo Transportes), responsável pela construção no bairro de Pinheiros, admite que a obra não foi concluída. “Faltam a estruturação do controle de tecnologia para informação sobre as partidas dos coletivos, a instalação da comunicação visual e a vedação da cobertura”, disse a empresa, em nota.

Há ainda a necessidade de fazer intervenções nas ruas que dão acesso ao terminal, também não concluídas e sem previsão de término. “Externamente, o entorno precisa ter o viário adequado e a implementação da respectiva sinalização”, diz, sem detalhar o que está pronto e o que ainda será feito. A informação anterior era de que haveria o alargamento de pistas, colocação de guias, nova iluminação pública, entre outras melhorias. “No momento a SPTrans está trabalhando para sanar essas questões e, por isso, não há prazo para que o equipamento entre em funcionamento”, diz.  O investimento ultrapassa R$ 140 milhões.





A expectativa era de o terminal desafogar tanto a Linha 9-Esmeralda quanto a 4-Amarela. Hoje, segundo a CPTM, 111.687 passageiros passam pela Estação Pinheiros diariamente. Desse total, 108 mil fazem a integração (do Metrô para a CPTM ou da CPMT para o Metrô).

Se o terminal Pinheiros estivesse funcionando, parte desses passageiros poderia fazer o trajeto de ônibus, como acontece, por exemplo, no terminal Santo Amaro.

O governo estadual, para tentar minimizar a superlotação nos trens, está, desde o ano passado, incentivando o uso do ônibus (de responsabilidade da Prefeitura de São Paulo) ou da CPTM em horários alternativos.

Na Linha 9, por exemplo, os passageiros têm desconto de R$ 0,50 na tarifa entre 9h e 10h, de segunda a sexta-feira.  No terminal Santo Amaro, anexo à Estação Largo Treze de Maio, não há mais custo extra para sair do Metrô  para o ônibus  com o Bilhete Único.

Fonte: Diário de S. Paulo





Deixe seu comentário