A Igreja Nossa Senhora de Monte Serrate, localizada no atual Largo de Pinheiros, tem sua história atrelada às mais remotas origens da cidade de São Paulo.
Em 1560, com a chegada dos portugueses os índios tupi abandonaram o núcleo central e, orientados pelos jesuítas, fundaram as aldeias de São Miguel, Itaquaquecetuba e Nossa Senhora dos Pinheiros. Neste último aldeamento, foi construída uma capela pelos padres, tendo como orago Nossa Senhora dos Pinheiros.
Igreja Monte Serrat Pinheiros
A Companhia de Jesus ali pregava os ensinamentos da doutrina cristã, além de rezar missas e fazer batizados. Com o tempo, a ermida se tornou centro importante de culto, não só da população da vila, mas também de moradores dos arredores.
A Igreja de Nossa Senhora de Monte Serrat é assim, mais importante por sua história do que pelo edifício onde se localiza atualmente. Conhecida como “a igreja do Largo de Pinheiros”, remete aos tempos da fundação da aldeia dos Pinheiros, no século XVI. Preservar o templo e não permitir que o seu destino seja o mesmo dos que o antecederam, significa não apenas preservar um conjunto arquitetônico, mas as próprias origens de um dos bairros mais antigos da cidade.
Horário das Missas Igreja Nossa Senhora do Monte Serrate
- Segunda a sexta: 7h, 12h e 18h
- Sábado: 7h, 12h e 15h
- Domingo: 8h, 10h, 11h30, 17h30 e 19h30
Horário de Atendimento Igreja Nossa Senhora do Monte Serrat
- Segunda a sexta das 7h ás 18h
- Sábado das 8h ás 17h
- Domingo das 8h ás 13h
Endereço e Telefone Igreja Nossa Senhora do Monte Serrate
- Largo dos Pinheiros, 52, Pinheiros – São Paulo – SP
- Telefone: (11) 3031-3656 / 3819-9649
Outras informações:
- Site Arquidiocese de São Paulo: www.arquisp.org.br