Esporte Clube Pinheiros tem tradição e modernidade, comemorando 108 anos de existência, o Esporte Clube Pinheiros é o maior clube poliesportivo da América Latina.

Instituição sem fins lucrativos, o ECP Pinheiros tem como finalidade principal oferecer serviços de lazer, cultura e esporte para os seus 36.000 associados (base 2007), uma população equivalente à de muitas cidades.

Esporte Clube Pinheiros

Com uma movimentação de aproximadamente 5 mil pessoas por dia, das 6 à meia-noite, o ECP Pinheiros oferece uma grande diversidade de serviços e uma das mais completas infra-estruturas de esporte e lazer.
Localizado em uma das regiões mais importantes da capital paulista, o Esporte Clube Pinheiros mantém uma área de 170.000 m², dos quais 80.000 m² são constituídos de jardins e alamedas e 52.000 m² ocupados por quadras esportivas – entre elas, 24 de tênis.

Os prédios, sejam eles de lazer, de esporte ou administrativos, ocupam o restante da área. Isso torna o Esporte Clube Pinheiros uma ilha de natureza incrustada na cobiçada região da Avenida Brigadeiro Faria Lima.

ECP Pinheiros Esporte

A grandiosidade do Esporte Clube Pinheiros não está só no seu tamanho. O Clube também apresenta uma enorme diversidade de atividades e serviços. É um dos maiores complexos poliesportivos do planeta, com a participação de mais de 20 mil associados em 15 modalidades recreativas e 21 competitivas. Dificilmente, por falta de opção, o associado deixa de praticar no Clube um esporte de sua preferência. Os resultados obtidos pelos atletas também são gratificantes, já que o ECP Pinheiros marca presença nos pódios nacionais e internacionais.

Nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, em 2007, os atletas pinheirenses trouxeram 23 medalhas. Se fosse um país, o Pinheiros teria ficado em 11º no quadro geral, à frente de muitos países como Equador, Uruguai e Paraguai. Na Olimpíada de Atenas em 2004, a delegação pinheirense participou com 16 atletas, 3 técnicos e 1 médico e apesar de não ter trazido medalhas, o ECP Pinheiros representou bem o Brasil. Quatro atletas do Pinheiros já subiram no pódio olímpico: Manoel dos Santos Júnior ganhou o bronze na Natação em 1960, João Carlos de Oliveira – o João do Pulo – conquistou o bronze no Salto Triplo em 1976, Douglas Eduardo Brito Vieira trouxe a medalha de prata no Judô em 1984 e Gustavo Borges que em 1992 ganhou a prata e em 1996 conquistou mais uma prata e um bronze na Natação.

Esporte Clube Pinheiros Futebol

Se Charles Miller foi o introdutor do futebol no Brasil, Hans Nobiling, fundador do Esporte Clube Pinheiros, foi o grande divulgador. O primeiro jogo oficial que ocorreu em terras brasileiras foi entre o time do fundador do Pinheiros – Nobiling Team- contra o Mackenzie College e terminou empatado. A partir do pontapé inicial, o Pinheiros foi Bicampeão da Liga Paulista de Futebol, marcando seu nome na história do esporte. Atualmente, o Clube conta com mais de 2.000 associados praticando a modalidade.

ECP Pinheiros Eventos

As atividades sociais e culturais do Esporte Clube Pinheiros são, também, segmentos fortes, com a promoção de 650 eventos/ano, além de diversos cursos, palestras e sessões de cinema. Todo ano, a tradicional Festa Junina, promovida em três dias, movimenta um público de 45 mil pessoas. Além da Festa Junina, outros tradicionais eventos, como a Feijoada Carnavalesca, a Festa da Cerveja, o Réveillon também atraem muitos associados todos os anos.

O Pinheiros também é um dos poucos clubes que mantêm um Jardim de Infância funcionando há mais de 60 anos, reconhecido pelo MEC. A escola atende diariamente 400 crianças.

ECP Pinheiros Restaurantes e Lanchonetes

Atualmente o Clube tem três bares (Sede, Carteado e Piano Bar), seis lanchonetes (Boliche, Futebol, Tênis, Cabana, Fitness e Skate) e quatro restaurantes (Ponto de Encontro, CCR, Sede Social e Churrascaria da Figueira).

O consumo mensal das lanchonetes e restaurantes impressiona pela grandeza. São aproximadamente: 250 quilos de peixe, 700 quilos de filé mignon, 500 quilos de açúcar, 1 tonelada de frango, 1 tonelada de arroz, 1 tonelada de cebola, quase 2 toneladas de frios e 1.000 litros de leite. Mais de 1 milhão de refeições são servidas anualmente na rede de restaurantes e lanchonetes. Uma equipe de nutricionistas realiza visitas técnicas a fornecedores, verificando as condições dos produtos que serão comprados. Ao entrar no Clube, as mercadorias passam por um rígido controle de qualidade.

Esporte Clube Pinheiros Infra-estrutura

Entre os mais de mil funcionários que integram o quadro de pessoal, há bombeiros, salva-vidas, técnicos, supervisores e professores esportivos, zeladores, tratadores de água, técnicos em informática, arquitetos, engenheiros, nutricionistas sanitaristas, museólogos, bibliotecários, atendentes de lanchonete, médicos, serralheiros, pedreiros, marceneiros, cozinheiros, entre muitos outros profissionais. Para administrar a cidade Pinheiros, além dos funcionários e fornecedores de serviços, muitos associados ocupam cargos nas diversas diretorias e colaboram, voluntariamente, com a Presidência.

Uma área que avança e moderniza o Pinheiros é a Tecnologia. São mais de 400 computadores, interligados por 20 quilômetros de fibra ótica. É uma corrida contra o tempo que contribuiu para o funcionamento do Clube todo. O ingresso de associados e funcionários nas sete portarias é controlado por computadores, totalizando 2 milhões de acessos/ano. Com ajuda da informática, são emitidas 7,2 mil carteiras magnetizadas/ano e constrói-se o acervo digitalizado do Centro Pró-Memória, que conta com 12 mil itens até o momento. A qualidade dos serviços prestados pelo Pinheiros também está em processo avançado, com sete áreas já certificadas com a ISO 9000.

O Esporte Clube Pinheiros fica aberto ao associado das 6 à meia-noite, mas a segurança trabalha 24 horas, protegendo o associado com equipe especializada e a ajuda de 47 câmeras de TV distribuídas em pontos estratégicos, além de colaborar na fiscalização das normas de convivência social. Outro setor que trabalha sem parar é a limpeza. A coleta de lixo é programada, feita por dois operadores que dirigem um carrinho elétrico pelas alamedas, de hora em hora, com início às 6 e término às 22 horas. De segunda a domingo, recolhem uma média diária de 460 sacos de lixo. A coleta seletiva é realizada no Clube há vários anos e a consciência ambiental é reforçada periodicamente por campanhas de esclarecimento.

Horário de Funcionamento ECP Pinheiros

  • Todos os dias das 6h às 0h

Endereço e Telefone Esporte Clube Pinheiros

  • Rua Angelina Maffei Vita, 493, Pinheiros – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 3598-9700

Próximos Eventos, Site e CNPJ:

Mapa de localização: